Início » Artigos » Qual é o impacto da tecnologia no digital commerce?

Qual é o impacto da tecnologia no digital commerce?

O impacto da tecnologia pode ser sentido em diversas áreas de nossas vidas. Desde a invenção das ferramentas tecnológicas mais elementares, a humanidade sempre observou mudanças profundas ao se relacionar com o mundo por meio da tecnologia.

Muitas vezes, essas mudanças ocorrem pelo próprio desenvolvimento de um mecanismo inovador. Em outros casos, podem acontecer eventos que exigem que tecnologias já existentes evoluam mais rápido para dar conta de novas demandas.

Um exemplo disso está ocorrendo agora. A crise gerada pela pandemia do Novo Coronavírus mudou rapidamente os hábitos de consumo das pessoas. Com a necessidade do isolamento social, os usuários superaram grande parte das objeções quanto ao digital commerce e passaram a utilizar este tipo de solução em um volume muito maior.

Confira a seguir como o e-commerce e o impacto da tecnologia estão crescendo em meio a este cenário!

Perspectivas de crescimento do digital commerce

Desde o início da pandemia, as métricas relacionadas ao e-commerce decolaram. Segundo o relatório da Mastercard SpendingPulse, no Brasil, o setor obteve um crescimento de 75% em 2020. No segundo trimestre, por exemplo, as compras online cresceram em mais de 48%.

Por causa do isolamento social causado pela pandemia, houve mudanças importantes no comportamento das pessoas. Assim, os hábitos de compra online não mudaram apenas em volume, mas também em relação aos setores de interesse.

O estudo da Mastercard mostrou que o departamento de hobby & livrarias aumentou em 110% suas vendas. O índice reflete os novos hábitos de leitura da população causados pelos longos períodos de distanciamento social.

As drogarias também apresentaram um crescimento substancial. O índice de crescimento foi de 88,7% em relação a 2019. No caso das drogarias, a mudança de comportamento está relacionada aos protocolos de segurança para o combate à pandemia.

Principais impactos da tecnologia durante e pós cenários adversos

O mercado do e-commerce vem crescendo no Brasil desde o seu surgimento. Em 2019, pouco antes do início da pandemia, o setor apresentava um crescimento de 16,3% em relação ao ano anterior, com um faturamento de R$ 61,9 bilhões.

Mesmo com o cenário econômico adverso, o setor continuou a se expandir como vimos no tópico anterior. Se antes existia uma certa resistência das pessoas em comprar pela internet, hoje elas se mostram mais confiantes.

O impacto da tecnologia no setor atingiu a percepção das pessoas quanto à segurança das transações realizadas pela internet.

Esse fator, aliado à comodidade das compras online, fez com que 90% dos brasileiros quisessem que as marcas que adotaram as vendas online mantenham essa opção mesmo depois da pandemia, como mostra o Relatório Varejo 2021 da Adyen.

Portanto, as modificações nos hábitos de compra dos consumidores se consolidaram. Logo, a tendência é que o e-commerce continue crescendo, e o impacto da tecnologia se amplie mesmo depois que a crise da Covid-19 passar.

Isso porque o setor teve a oportunidade de se desenvolver mais durante este período, não só na questão da segurança, como na qualidade dos softwares de e-commerce.

Este cenário gera um campo fértil de oportunidades. Ao mesmo tempo em que se torna cada vez mais competitivo. Portanto, se você deseja investir nessa área, nada melhor do que contar com a ajuda de quem entende do assunto para alinhar uma estratégia de sucesso para o seu digital commerce.

É por isso que você precisa conhecer a consultoria da Orion que te oferece tudo o que você precisa para montar um e-commerce, desde a concepção até a fidelização dos clientes. Confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.