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Customer Data Platform Vs. Customer Data Management Platform – Qual a diferença?

Você sabe a diferença entre customer data platform vs. customer data management platform? Ainda que os termos pareçam os mesmos, a sua definição é um pouco diferente.

No primeiro caso, por exemplo, um banco de dados coletados a partir de múltiplos canais é disponibilizado para que as principais informações e métricas sobre um determinado cliente sejam acessadas.

Por outro lado, se tratando de customer data management platform, estamos falando sobre a maneira como as empresas gerenciam essas informações coletadas e as utilizam de maneira estratégica com diversas finalidades, podendo uma dessas ser a de feedbacks por parte dos consumidores.

Sendo assim, trata-se de definições diferentes, mas que se completam no que diz respeito à análise de dados de uma empresa.

Nesse sentido, é importante ressaltar que entender as suas diferenças e quais são as suas aplicações é fundamental para uma análise de dados adequada e que reverbere bons resultados.

Quer entender mais sobre as suas relações e sobre a função de cada um? Confira o texto e tire todas as suas dúvidas. Boa leitura!

O que é Customer Data Platform?

Ao passo que mais e mais empresas começaram a defender propostas baseadas em dados e métricas, nasceu a necessidade de se desenvolver uma plataforma voltada a centralizar esses números.

Nesse sentido, o Customer Data Platform entra como um sistema com banco de dados que está facilmente disponível para todos os setores de uma empresa.

Os dados do CDP são coletados a partir de vários canais, como compras anteriores realizadas pelo consumidor, dados demográficos, comportamento dentro do site, relacionamento com a empresa, interação em diferentes plataformas e muito mais.

Assim, toda vez que um usuário navega em algum canal, os dados são introduzidos ao Customer Data Platform.

Desse modo, as empresas possuem uma fonte de informação rica e estratégica sobre os clientes e podem traçar estratégias que atinjam uma maior taxa de sucesso.

O que é Customer Data Management Platform?

Seguindo essa linha, temos o Customer Data Management Platform, que é um complemento do primeiro termo.

Nesse caso, se trata do processo e da estrutura de coleta, análise e gerenciamento de dados do cliente visando construir uma visão unificada e clara do consumidor.

Assim, o seu principal objetivo é oferecer diagnósticos e experiências exclusivas em tempo real para que tenha um maior aproveitamento dos dados dentro de uma organização.

O DMP é um mecanismo fundamental se tratando de auxiliar em:

  • na análise de métricas de aquisição, retenção e satisfação;
  • entender como funciona a visibilidade dos clientes e como as estratégias de comunicação podem ser melhoradas;
  • destinar mais qualidade de dados e melhor receita para a análise competitiva de clientes e potenciais consumidores.

Ele é um importante mecanismo para todas as empresas, visto que armazenar, analisar e estruturar dados é parte fundamental de toda estratégia de sucesso.

Quais as principais diferenças entre os dois?

Agora que você já conhece as definições das duas plataformas, vamos para as suas principais diferenças.

Em primeiro lugar, o DMP usa dados não identificáveis para construir o seu gráfico, diferente do CDP, que foca nas informações reais do público para montar a sua estratégia.

Além disso, seguindo na mesma linha, a CDP cria perfis de clientes com base em informações reais, ao passo que integra conteúdos realmente condizentes com o comportamento do usuário.

Por outro lado, o DMP utiliza dados de clientes que podem ser ou não consumidores da empresa em questão.

Nesse sentido, ainda que se trate de mecanismos complementares, a origem das informações é um pouco diferente.

Aplicabilidade dos negócios

Na prática, se tratando da aplicação de ambas as plataformas, pode-se dizer que a DMP tem o benefício de se aliar a outras plataformas para conseguir as principais informações e dados dos clientes.

Além disso, os seus dados também podem ser acessados de qualquer lugar, por qualquer indivíduo.

Em contrapartida, a CDP analisa o comportamento dos usuários por meio de dados reais e se baseia no seu comportamento nos canais digitais. Isso confere mais credibilidade e previsibilidade de sucesso para as ações.

De forma geral, as duas plataformas podem atuar em conjunto para melhorar a experiência do usuário, gerando insights para atrair novos públicos para uma determinada empresa e ajudando na construção de cases de sucesso.

Esperamos que o texto de hoje tenha te auxiliado a entender qual é a plataforma certa para a sua necessidade.

Se você ainda tiver dúvidas, entre em contato com a equipe da Orion e defina a melhor opção para o seu negócio!

1 comentário em “Customer Data Platform Vs. Customer Data Management Platform – Qual a diferença?”

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