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Como o digital commerce pode aumentar a rentabilidade do marketing?

O digital commerce e o marketing caminham juntos para a obtenção de resultados. Apesar de serem duas áreas diferentes, eles têm uma coisa em comum: ambos produzem muitos dados para analisar.

Continue a leitura para descobrir como eles te ajudam a tomar as melhores decisões sobre as estratégias de seu negócio e construir um case de sucesso!

Entenda as suas métricas

Custo de Aquisição de Clientes

O Custo de Aquisição de Clientes (CAC) é obtido pela soma dos seus investimentos em marketing, dividido pelo número de pessoas que se tornaram consumidores. Se você tem um valor pequeno de CAC, significa que sua estratégia de retenção é bem sucedida.
Caso o seu CAC seja maior que o valor que os clientes gastam no seu digital commerce, então você deve repensar seu plano para evitar prejuízo.

ROI (Return on Investment)
É uma das métricas mais importantes para acompanhar as finanças do seu negócio. O Retorno Sobre Investimento mostra qual foi o seu resultado do seu investimento em uma campanha.
Para calcular o ROI, você precisa dividir o resultado pelo valor total de suas despesas. A partir dessa métrica você obtém uma visão clara da performance de sua estratégia de marketing. Desse modo, é possível determinar se você deve aumentar ou diminuir o investimento que você está analisando.

Ticket Médio

Trata-se do valor médio de compra que seus clientes gastam no seu digital commerce. O ticket médio é calculado pela soma do valor em dinheiro das vendas, dividido pelo número de vendas realizadas.

Além de ser uma métrica importante para você saber quantos clientes precisa para bater suas metas de vendas, ela também é necessária para calcular o seu CAC.

5 Dicas para avaliar resultados e alavancar suas estratégias com digital commerce

  1. Saiba o número de visitantes na sua loja virtual
    • Para que você saiba quantas pessoas estão sendo impactadas por suas campanhas, é preciso verificar quantos visitantes sua loja virtual recebe por dia. O próximo passo será descobrir quantos desses visitantes estão propensos a tomar uma decisão de compra.
  2. Verifique a taxa de conversão
    • Verifique quantos visitantes efetivamente compram algum produto em sua loja. Dessa forma você consegue descobrir quantas pessoas precisam visitar o seu site até que uma delas faça a compra.
  3. Descubra o motivo dos carrinhos abandonados
    • Analisar o índice de carrinhos abandonados te ajuda a compreender melhor os motivos que levam os clientes a desistir de uma compra.
    • De acordo com a etapa em que os potenciais compradores estão parando a operação, você consegue determinar se o frete está muito alto, os formulários são muito longos ou se as formas de pagamento não são suficientes.
  4. Confira o valor faturado diariamente
    • Para ter mais clareza de seus resultados, avalie diariamente o valor faturado dos quatro dias anteriores. Isso é importante para você contabilizar alguns valores que podem ficar para trás. Por exemplo, caso o cartão do cliente não tenha sido aprovado imediatamente ou se houve algum atraso no boleto.
  5. Acompanhe o número de pedidos
    • Além do valor de seu faturamento, você precisa acompanhar o número de pedidos. Isso porque você pode ter obtido um bom resultado, mas que se refere apenas a um cliente que fez uma compra grande.

Este é só o começo para alcançar os melhores resultados no comércio digital. Para implementar uma estratégia de sucesso, você sempre pode contar com a ajuda de uma consultoria especializada.

Confira nossas soluções e dê o próximo passo para alavancar os seus resultados. Ficou com alguma dúvida? Entre em contato!

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