Início » Artigos » Como gerenciar equipes multifuncionais?

Como gerenciar equipes multifuncionais?

Hoje, raramente o trabalho acontece de maneira isolada. Mais do que nunca, as transformações digitais proporcionaram um trabalho mais colaborativo e que está em sincronia.

Nesse sentido, entender como gerenciar equipes multifuncionais é um dos principais desafios da gestão moderna.

Basicamente, isso diz respeito a uma equipe em que todos trabalham em conjunto para um projeto final. Sendo assim, não há tarefas isoladas e todos os indivíduos, independentemente do setor, estão unidos para entregar o melhor resultado possível.

Isso é muito benéfico porque ideias e boas práticas não se perdem quando são passadas de setor para setor, sendo discutidas por diferentes profissionais que estão colaborando, sem precisar do aval ou do auxílio de outros departamentos.

Desse modo, equipes multifuncionais representam times ágeis, mais produtivos e satisfeitos. Você quer entender como a sua atuação dentro de uma organização pode ser eficientemente gerenciada? Continue lendo o texto de hoje!

Como fazer a gestão de equipes multifuncionais?

Desenvolver uma gestão eficiente de uma equipe multifuncional é uma maneira de construir uma atmosfera mais criativa e construir times engajados e que realmente realizem boas entregas.

Nesse contexto, aqui estão algumas boas práticas que você pode seguir para obter o máximo dos funcionários da sua organização e conseguir construir bons cases:

Foco na comunicação entre a equipe

Todas as equipes multifuncionais precisam de uma comunicação amigável. Isso é importante para que todos dentro do time tenham uma boa noção da tarefa que eles estão realizando.

Além disso, é uma maneira de evitar problemas e identificar potenciais que possam contribuir para a produtividade dos projetos realizados, uma vez que há um maior contato entre aqueles que estão envolvidos na tarefa.

Estabeleça metas em comum

Assim como qualquer equipe, se o time não tiver metas claras e bem definidas, o caminho seguido pode não ser o mais positivo para um bom resultado final.

Dessa forma, é fundamental estabelecer metas que sejam comuns a todos os indivíduos integrantes da equipe multifuncional para que todos saibam o que é esperado de cada um.

Isso é importante porque todos os trabalhadores vão saber quais recursos eles precisam para atingir o objetivo e como eles devem fazer isso, tudo em conjunto.

Defina bem as demandas individuais

Ainda que as metas sejam compartilhadas, as demandas de cada colaborador devem ser definidas individualmente.

Dessa maneira, cada pessoa saberá qual é a sua função e sua responsabilidade, contribuindo para que o processo final seja bem executado e a empresa se beneficie com isso.

Entenda os benefícios desse modelo de equipe

Até aqui, nós apresentamos o conceito de equipe multifuncional e como a sua organização pode contribuir para que esse modelo funcione corretamente.

Mas, afinal, quais são os principais benefícios disso?

Em primeiro lugar, é importante entender que há um motivo pelo qual grandes nomes do mercado adotam equipes multifuncionais.

Facebook, Google, Netflix e Amazon entenderam que reunir pessoas com um conjunto diversificado de experiências e habilidades em prol de um projeto pode ser muito vantajoso.

Assim, a implementação de técnicas de gerenciamento eficazes contribuem para que esse modelo de equipe proporcione mais agilidade, produtividade, criatividade e resolução rápida de problemas dentro de uma organização.

Ficou interessado em saber mais sobre o tema? A Orion é uma boa escolha quando se trata de recursos para te auxiliar nesse processo. Clique aqui para saber mais sobre as nossas soluções!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.