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Como a maturidade do marketing digital e vendas no Brasil impacta suas estratégias?

Você tem reparado como a maturidade do marketing digital e vendas no Brasil têm mudado ao longo dos anos?

É fato: vivemos em uma sociedade cada vez mais digital. Cada vez mais empresas estão aderindo ao meio online e digitalizado para conseguirem bons cases.

Organizações tradicionais têm percebido a necessidade de modernizar seus processos e de tornar a comunicação com o cliente mais otimizada — é aí que o marketing digital e as vendas entram.

No entanto, quando se trata das novas tecnologias e da inovação, o suficiente não é o suficiente.

Por essa razão, entender como o digital impacta as estratégias das organizações é fundamental para que as empresas criem um diferencial competitivo e se destaquem no mercado.

Sendo assim, se você está interessado em descobrir como a maturidade do marketing digital é um tema essencial a ser trabalhado na sua empresa, continue lendo o texto de hoje!

Como as vendas digitais vêm crescendo nos últimos anos?

A pandemia do coronavírus acelerou um processo que já estava acontecendo de maneira gradativa nos últimos anos: o aumento das vendas digitais por meio de e-commerces.

Nesse contexto, o ano de 2020 pode ser considerado como o ponto-chave em que as pessoas começaram a perceber qual a importância do meio digital.

Em casa, isolados por causa da quarentena, com pouco contato com o “mundo real” e com necessidades básicas cada vez mais urgentes, os usuários não tão frequentes em canais digitais se tornaram clientes fidelizados das compras online.

Nos EUA, por exemplo, os consumidores gastaram quase 1 trilhão de dólares em compras online. No Brasil, o número não foi muito diferente e de acordo com a Conversion, agência de SEO, 86% dos brasileiros com acesso à internet fizeram ao menos uma compra durante o ano de 2020.

Dessa forma, isso mostra que o e-commerce segue em constante expansão no Brasil.

Isso é importante porque os comerciantes com negócios tradicionais precisam entender a maturidade do marketing digital e as vendas têm mudado ao longo do tempo.

Em linhas gerais, o comércio eletrônico vai continuar crescendo independente da volta das lojas físicas — e é por isso que as suas estratégias têm que estar alinhadas com essa nova realidade.

Quais indicadores devemos acompanhar para atualizarmos?

Para as empresas não ficarem para trás em um mercado cada vez mais competitivo, é fundamental que o acompanhamento de indicadores se torne parte da rotina da organização.

Sendo assim, confira alguns dos principais aspectos que devem ser considerados ao criar estratégias inovadoras para a sua empresa:

  • uso da tecnologia;
  • satisfação do cliente;
  • comportamento do cliente e jornada de compra;
  • taxa de engajamento;
  • taxa de conversão do usuário;
  • roadmap específico de iniciativas focadas em transformação digital.

Principais pontos que a estratégia de vendas deve conter

Por fim, entender como implementar a transformação digital por meio de estratégias de marketing pede que alguns aspectos sejam analisados.

Nesse sentido, considerar pontos de KPIs e ficar atento às novidades frequentes do mercado são uma alternativa para empresas acompanharem o novo modelo de compras.

Entender o comportamento do consumidor e quais são os seus principais interesses também devem ser priorizados ao montar a estratégia.

Dados do mercado digital

O comércio eletrônico ganhou mais de 20 milhões de novos usuários em 2020, é o que diz a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

Além disso, as compras no varejo chegaram ao número de 300 milhões em menos de um ano com o consumidor médio tendo entre 30 e 40 anos.

Analisar esses dados é importante para que as ações de marketing digital e vendas sejam realizadas assertivamente, atingindo o público certo.

Esperamos que o texto de hoje tenha te ajudado a entender um pouco mais sobre o tema. Clique aqui para saber como o meio digital pode transformar a história do seu negócio!

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